Ajude-nos a evitar fraudes em recrutamento!
Fraudes em processos de recrutamento são uma preocupação real e podem ocorrer em todos os países em que operamos. Os golpes nesses processos estão aumentando e envolvem fraudes sofisticadas que oferecem oportunidades de trabalho fictícias para extrair informações ou dinheiro.
Queremos alertá-lo(a) sobre golpes recentes de “phishing”, em que fraudadores tentam extrair informações pessoais ou dinheiro se fazendo passar pela MILPLAN ou uma de nossas áreas de negócios. Eles podem fazer ofertas de emprego falsas, solicitar pagamento pela participação em um processo de recrutamento ou realizar um falso sorteio de vagas. Normalmente, esse tipo de fraude ocorre via e-mails não solicitados, serviços de recrutamento on-line, como o LinkedIn, sites falsos e até mesmo mensagens de texto que dizem ser da MILPLAN.
A MILPLAN jamais vai lhe pedir que pague para fazer uma entrevista de emprego. A MILPLAN tem um processo formal de recrutamento on-line para anunciar vagas, que fornece um número de identificação de referência de vaga exclusivo para fins de rastreamento.
Como identificar uma solicitação fraudulenta, que pode ser feita via e-mail, texto, telefone ou verbalmente.
A solicitação (e-mail, telefone, rede social [Whatsapp, Facebook etc.], panfletos ou verbal) pode parecer convincente. Mas você saberá que é fraudulenta se:
- Solicitar dinheiro. Jamais faríamos isso.
- Solicitar informações pessoais, como detalhes de passaporte e conta bancária, geralmente em um estágio inicial.
- Solicitar dados bancários antes de fazer uma oferta de emprego. Também não fazemos isso.
- O endereço de e-mail estiver em um formato diferente deste: nome.sobrenome@milplan.com.br
- Os e-mails fraudulentos provêm de contas de e-mail gratuitas da Internet, como Yahoo, Gmail ou Live.com.
- Eles usam números de telefone celular, em vez de números de telefone comercial.
- Eles oferecem garantia de que você vai conseguir a vaga.
- Ocorrer de forma inesperada: oferecemos empregos somente após um processo formal de candidatura e seleção por meio de comunicações aprovadas por e-mail e por telefone, incluindo entrevistas presenciais.
- Eles insistem na urgência desde o início.
- Documentação mal formatada com erros ortográficos e gramaticais.
- Logotipos de marca desatualizados.
Não responda a um e-mail, texto ou telefonema que considere fraudulento.
Se você receber um e-mail suspeito ou quiser saber mais informações, pode nos ajudar entrando em contato pelo e-mail vagas@milplan.com.br
Recomendamos que você não responda a ofertas de emprego não solicitadas nem a pedidos de informações feitos por pessoas que afirmam trabalhar ou serem associadas à MILPLAN.
O que você não deve fazer?
Responder a propostas de negócios não solicitadas nem a ofertas de emprego de pessoas que você não conhece.
- Divulgar seus dados pessoais ou financeiros a pessoas que você não conhece.
- Enviar dinheiro. A MILPLAN não solicitaria transferências de dinheiro ou pagamentos de candidatos para garantir uma vaga ou visto como funcionário ou contratado.
- Continuar a conversa, se você acreditar que as comunicações podem ser fraudulentas.
- Compartilhar as senhas do seu perfil de candidato on-line com ninguém.
O que você deve fazer?
- Entrar em contato com a MILPLAN. Criamos o endereço de e-mail vagas@milplan.com.br para que pessoas internas e externas possam relatar qualquer atividade fraudulenta de recrutamento ou verificar se uma comunicação recebida é legítima.
- Entrar em contato com a polícia local e fornecer todas as informações que você possa ter do fraudador.
- Salvar as mensagens do fraudador para uma investigação mais aprofundada e enviá-las a nós em vagas@milplan.com.br
Incentivamos todos os candidatos a procurar oportunidades atuais e a se inscreverem para receber alertas de vagas on-line por meio dos nossos portais de carreiras.
Seria útil transmitir essa orientação à sua família e aos amigos que possam estar pensando em procurar emprego na MILPLAN.